21/10/2011

As crias do seculo XXI

Estamos na era da tecnologia, temos tudo o que há 20 anos atrás nunca imaginaria-mos ter, internet, computadores, telemóveis, fibra óptica, enfim uma parafrenalia de coisas. Eu sou do tempo em que as unicascomunicações que existiam era o telefone fixo e nem toda a gente tinha e chamar osamigos dando uns gritos por baixo da sua janela, nunca nos atrasava-mos para os encontros e juntavamo-nos todos mesmos sem facebook e tlm. Hoje com apenas um ano e pouco a minha filha já sabe jogar no ipod, falar com os avós no tlm, ver desenhos animados onde lhe apetecer.
Ser mãe nos dias que correm implica não só estar a par de todo um repertório de desenhos animados que passam nos canais privados de televisão, como ter em casa um parque infantil. No meu tempo era só preciso sair pela porta de casa e arranjar uns amigos ali ao pé de casa ou qualquer monte de terra, flores e pedras para brincar, e o desenhos animados passavam a horas certa, normalmente na hora do lanche depois de sairmos da escola.
Ouvimos que hoje as crianças são mais espertas do que aquilo que nós fomos na mesma idade, mas não tínhamos todo um mundo de estímulos que hoje existe, mas serão esses estímulos benéficos? Não será que a moda da hiperactividade nas crianças advenha duma constante "hiperactividade" dos pais?
Ninguém para, sempre ao tlm, ao computador, levam o trabalho para casa porque possui-mos todosum PC e internet em casa que nos permite aceder a tudo. Enfim os adultos não param um segundo como é que as crianças podem parar.
Quem me dera poder voltar para o Alentejo, ter um emprego na minha área, onde não leve uma hora de casa ao trabalho e vice-versa, poder sair a horas de estar com a minha filha, brincar com ela e ainda ter tempo para mim. Poder deixa-la brincar na rua, crescer num ambiente se correrias e lamurias que não se tem tempo para nada. Como era bom que os tempos mudassem para o que eram...

Sem comentários:

Enviar um comentário